segunda-feira, 1 de outubro de 2012

OCUPE03RODAS JÁ!




OCUPE03RODAS é um chamado para a consciência social e política das pessoas da nossa comunidade, para que estas se sintam parte dos espaços públicos, sabendo que podem e devem intervir coletivamente neles, conferindo-lhes vida e significados próprios. 
O objetivo do OCUPE03RODAS é apresentar o espaço público como o espaço da coletividade, onde a cidadania se confirma apenas com o controle direto das pessoas sobre a forma de habitar a cidade. Ocupar um espaço público, tal qual a proposta do OCUPE03RODAS, não significa acampar em praça pública como forma de protesto, mas sim, viver a praça pública cotidianamente, como um território de cidadania, capaz de integrar as pessoas num sentido amplo de pertencimento e participação. Assim, as pessoas que utilizam o espaço público, passam a fazer parte do mesmo, não apenas para utilizá-lo, mas para torná-lo cada vez mais orgânico e adequado as necessidades coletivas.
OCUPER03RODAS é uma forma de intervir na cidade. Ainda que lentamente, é uma forma necessária de tornar nosso Direito à Cidade possível.  Pois queremos e podemos construir cidades acessíveis, viáveis e humanas, que ofereçam as condições máximas de vida aos seus habitantes. E esta construção pode e deve começar pela apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos, onde a apropriação não tem a ver com propriedade, mas com o uso, que deve sempre acontecer coletivamente como condição de possibilidade à apropriação individual e a manifestação da diferença.
Ocupar a Praça das 03 Rodas (ou Praça Professora. Maria Izabel Wanderley Lins) é promover a participação da comunidade na gestão deste espaço público de lazer. Este é o nosso chamado, para todos e todas, crianças e adultos, moradores ou não do bairro de Paratibe. Serão 12 horas de OCUPE03RODAS no dia 20 de outubro, das 10:00 com a  montagem das tendas e equipamentos até as 22:00 com a certeza de que fomentamos uma utilização consciente e coletiva deste espaço público. Serão 12 horas com música orgânica e mecânica, com poesia produzida e reproduzida, com livros vivos circulando, com exibição de vídeos, com exposição de artes e pensamentos, com debates, com pessoas livres e com qualquer atividade que possa ser realizada no local, por quem estiver disponível para propô-la e executá-la da melhor forma possível.
Pelo Direito à Cidade, pela apropriação coletiva e consciente dos espaços públicos. Por uma forma mais humana de habitar a cidade.

Para saber mais: www.escambocoletivo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário