segunda-feira, 25 de abril de 2011

MANIFESTO


Nosso Progresso é Regressivo, pois em pleno ano de 2011 sofremos a angustia da repressão do regime de 1964. No dia 16 do mês de Abril, ano de 2011 acontecia mais uma edição do movimento cultural e político Escambo Cultural, promovido pelo ESCAMBO CLETIVO, no bairro de Paratibe/Paulista-PE, com o tema: Hip-Hop. O Escambo Cultural é uma ação que há dois anos vem mobilizando e informando a comunidade sobre questões de cunho político-social, garantindo um espaço de debate diverso e democrático, com muita música, poesia e respeito cultural.
Em meio a uma apresentação de Rap, o 17º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (localizado em Paulista), invade o espaço do evento desligando microfones e causando tumulto, tirando a paz das pessoas que ali se divertiam. Chegaram em grande número, pelo menos uns 30 Funcionários Públicos da PM, com abordagens violentas e intolerantes, confiscando celulares e câmeras fotográficas que registravam o abuso de poder, o despreparo profissional e a tirania militar.
Temos o direito de ficar nas ruas que são publicas? Nossos impostos não são para a segurança publica?
O ESCAMBO COLETIVO solicitou a prefeitura municipal a autorização de uso do espaço público da Quadra do Mangueirão em Paratibe. Solicitou também ao 17º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco que este fizesse a segurança do evento. Embora o ESCAMBO COLETIVO tenha cumprido as regras, o poder público como um hidra que devora as suas muitas cabeças, acabou por incluir a 10º Edição do Escambo Cultural na mega-operação que estava sendo realizada na comunidade. Esta tal mega-operação envolvia as polícias civil e militar, bem com a prefeitura, o Ministério Público de Pernambuco e o conselho tutelar. O objetivo desta ação, ao que parece, foi coibir o funcionamento irregular de bares na área, bem como o envolvido de menores no consumo de bebidas. Diante de tudo isto nosso evento, que já estava sendo monitorado por uma guarnição da PM-PE, foi cercado pelos agentes desta operação, sob a acusação de apologia a algo que nem mesmo os agentes públicos souberam explicar.
O que houve foi o desconhecimento por parte dos agentes públicos, do que é música, do que é liberdade de expressão, do que é arte consubstanciada em versos de um artista popular como Junior MC. Este que após a provocação de um soldado da policia militar, que o ameaçou e o insultou de “ARROMBADO”, não pensou duas vezes em revidar as provocações. Houve então a voz de prisão por desacato. Mas quem daria voz de prisão ao PM por abuso de poder? Na ocasião, houve muita coisa sendo dita, nosso evento, nem o ESCAMBO COLETIVO foram proibidos de atuar, mas um de nossos parceiros, o Junior MC fora detido, e encaminhado ao plantão de polícia do Paulista. O Escambo Cultural não poderia continuar sem ele. Por enquanto tudo fora resolvido, e não mais do que alguns horas foram passadas diante da burocracia do Estado. Estamos todos indignados.
Mas que porra de justiça é esta, que eu posso ser desacatado, desrespeitado e tenho que ficar calado?! Acuado?! Nosso Progresso é Regressivo, a Paz que eles querem é a repressão de nossa liberdade! Mobilizemos, já somos muito maltratados, humilhados e esquecidos, não podemos deixar que acabem com umas das poucas possibilidades de sermos nós mesmos, de estarmos contentes, de falarmos o que desejarmos, de dançar, de cantar, de vestir o que desejarmos vestir, o espaço é publico somos nós que pagamos pela para existência dele, mas acho que estamos financiando o nosso desespero com o pagamento dos impostos!
Divulguem esta nota para o Maximo de pessoas possíveis, mande para a impressa, pro governo, temos que mostrar a forma que somos tratados por sermos Brasileiros.
Leandro Leal – Cidadão Indignado
e ESCAMBO COLETIVO – Cidadãos indignados

2 comentários:

  1. É muito triste o que aconteceu na última edição do Escambo. O espaço é ludico, nossa inteção não é vender bebidas, nosso lucro com o que fazemos é ter um lugar para ir dentro de nosso próprio município, dentro de nosso próprio bairro.


    Parabéns a Leandro Leal pelo texto e força para todos nós.

    Thiago Alex (Poeta de Paratibe/Paulista)

    ResponderExcluir
  2. É com atitudes como essa que perdemos nossa liberdade de ir e vir, andar ou correr, falar ou cantar. O Escambo Cultural sempre foi uma ferramenta adicional a cultural de Paratibe/Pernambuco. Um coletivo que lutar pelo direito que todos temos a arte, seja ela musical, poetica ou teatral. É lamentavel essa trucolencia toda, com que prega a paz e união entre Pessoas com pensamento em comum....O social. E como diz um trecho de uma música da Devotos "O social é que nos marca, Flores para abrir nossos caminhos!"

    Ass: Henrique HC

    ResponderExcluir