quarta-feira, 20 de março de 2013

O OcupeUNIÃO foi TRANSCENDENTAL


Saudamos a tod@s que ocuparam conosco o espaço da Praça da União, em Arthur Lundgren I, Paulista-PE. Um espaço público de lazer pode e deve ser ocupado pela comunidade de seu entorno, que a partir da organização popular o manterá adequado as suas próprias demandas; assim se vive a cidade. Juntos, faremos muitos mais. OcupeUNIÃO é Cobogó Emau UfpeMayko Bastos, Luan Melo, Carlinha Lima, Ghp Paulista, Daniel Augusto, Luciano Mobby, Recife Resiste!, Rafaela Nascimento, Fred Bonfim, Atari Crew, Pollyanne Carlos... e tem mais gente pra saudar – Escambo Coletivo.


Tivemos um momento muito importante neste último sábado para o debate sobre o direito à cidade e a construção de espaços de convivências comunitárias na Praça da União/Arthur Lundgren - Paulista. As pessoas do entorno apareceram desde o mutirão pela manhã com curiosidade e manifestações de apoio e reconhecimento da necessidade de ações como a que nós nos propusemos a fazer. Revitalizamos equipamentos da praça (bancos, canteiros, balanço, escorrego). Limpamos a área, de onde tiramos quase vinte sacos de lixo. No meio da tarde já tínhamos feito toda a parte do mutirão e plantamos árvores frutíferas (carambola, jambo, manga e plantas), foram feitos murais de grafites com parceiros diversos e adolescentes do bairro. Foram montadas mesas para partidas de xadrez (quatro mesas). No início da noite a Praça da União tinha outra cara. As pessoas do entorno sairam de casa para ver o que estava acontecendo. A praça ficou lotada. Houve roda de capoeira, exibição de vídeo e apresentação de bandas com grupos parceiros. O mais gratificante nesse processo todo se refere as pessoas que se propõem a fazer a coisa acontecer. Não foi a primeira vez que recebemos também muita gente de outros bairros e grupos que se propõem a mobilização comunitária e que se admiram do nível de organização e se inspiram com nossas práticas que são colocadas como exemplar em comparação aos contextos excessivamente teóricos de grupos que se propõem ao ativismo em outros espaços sobretudo universitários. A receptividade do coletivo e a interação com o público, que é a parte mais importante para quem integra Escambo Coletivo, visto que é uma oportunidade de conversar e apresentar a significação do que compreendemos como espaço público e a necessidade de uma identidade com um espaço que pode ser usado por todos nós dentro de nosso território.



O que o Escambo e o Caros Amigos vêm fazendo há anos é mostrado que é possível fazer, por pouco que seja, e ainda somos poucos se mobilizando, no entanto conseguimos feitos cada vez mais instigantes. Às pessoas que arregaçam as mangas dedico o poema acima intitulado CONVICÇÃO, em oposição a possíveis discursos desmobilizadores ao qual nossas práticas se opõem com um peso incalculável. Não teríamos tempo para responder a discursos com quem não demonstra interesse nenhum em promover aquilo que aspiramos ser. Nós somos aquilo em que nos gastamos. É em eventos como o OCUPE, o Escambo Cultural, o Coco do Amigos e a manutenção do Espaço Cultural Caros Amigos que temos nos gastado e nos reconhecido como amigos/as e coletivo e temos adquirido experiências importantes para entender nosso contexto e a nós mesmos e os obstáculos que outros grupos encaram para realizar dentro de seus próprios territórios o que com toda dificuldade temos realizado aqui em Paratibe/Arthur


Texto de Thiago Alex



Fazer pouco


Nestes
contextos
pouco instigantes

pequenos
gestos
sãos
gestos gigantes.


Convicção

Viva
o anti-anti!

Viva
o praticante.


Policarpo Sendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário