quarta-feira, 13 de março de 2013

OCUPEUNIÃO


"O Direito à Cidade significa o direito de todos nós a criarmos cidades que satisfaçam as necessidades humanas, as nossas necessidades. O direito à cidade não é o direito de ter as migalhas que caem da mesa dos ricos. Todos devemos ter os mesmos direitos de construir os diferentes tipos de cidades que nós queremos que existam." - David Harvey

A cada dia, mais e mais, sentimos na pele os problemas da cidade, e poucas vezes nos deparamos com soluções pensadas por nós e para nós, os cidadãos. Podemos e devemos pensar a cidade a partir das nossas perspectivas, incluindo na agenda governamental nossas demandas como efetiva participação popular na gestão da cidade. 
O objetivo do OcupeUNIÃO é a reunião de pessoas em torno da discussão do DIRIETO À CIDADE, apresentando aos moradores do bairro de Arthur Lundgren I e Paratibe, as possibilidades do exercício da cidadania ativa, através da apropriação coletiva de um espaço público de convivência, a Praça da União, no Terminal de Ônibus de Arthur Lundgren I, Paulista-PE. Assim como propomos nos OCUPEs anteriores ( OcupeLIBERDADE e Ocupe03RODAS), convocamos as pessoas, moradores ou não da localidade, para pensar a cidade a partir do que somos, numa ação de cultura e cidadania, que afirma nosso território e inverte a lógica de discussão das cidades, elevando as pessoas em detrimento das coisas.

Para o OcupeUNIÃO, contamos, como sempre, com a colaboração de muitas pessoas, nesta tentativa de estabelecer uma rotina de vivência coletiva num espaço público de convivência da cidade. Ocuparemos a Praça da União, no dia 16 de março, das 11h até 23h, com oficinas e facilitações, contação de histórias, troca de livros através do LIVRO VIVO, grafite, pintura, fotografia, fanzines, recital, apresentações musicais, exibição de vídeos, debates e intervenções no espaço da praça.A ação é aberta e colaborativa. Cantamos com a participação de tod@s, sobretudo, de quem utilizada diariamente o espaço, moradores e usuários do terminal de ônibus do bairro. 


“Apropriação não tem a ver com propriedade, mas com o uso, e precisa acontecer coletivamente como condição de possibilidade à apropriação individual. OCUPE”


Praça da União - Terminal de Ônibus 
Arthur Lundgren I - Paulista/PE
Das 11h até as 23h 



Traga sua contribuição para o espaço público. 

Música
Poesia
Fanzines
Jardinagem
Livro Vivo 
Arquitetura
Contação de Histórias
Exibição de Vídeos
Artes Plásticas 
Fotografia 
e Direito á Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário