O tempo propriamente livre, de
lazer, é considerado aquele que sobra após a realização de todas as funções que
exigem uma obrigatoriedade, quer sejam as de trabalho ou todas as outras que
ocupam o chamado tempo liberado.
O que é lazer, então?
Segundo Dumazedier, “o lazer é um
conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode entregar-lhe de livre vontade,
seja para repousar, seja para diverti-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda,
para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação
social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se
das obrigações profissionais, familiares e sociais.”
Portanto, há três funções solidárias no lazer:
Ø
Visa o descanso e, portanto, libera da fadiga;
Ø
Visa o divertimento, a recreação, o entretenimento
e, portanto, é uma complementação que dá equilíbrio psicológico à nossa vida,
compensando o esforço que despendemos no trabalho. O lazer oferece, no bom
sentido da palavra, a evasão pela mudança de lugar, de ambiente, de ritmo, quer
seja viagem, jogos ou esportes ou ainda em atividades que privilegiam a ficção,
tais como cinema, teatro, romance, e que exigem o recurso à exaltação da nossa
vida imaginária;
Ø
Visa a participação social mais livre, e com
isso promove o nosso desenvolvimento.
A procura desinteressada de amigos, de aprendizagem
voluntaria, estimula a sensibilidade e a razão e favorece o surgimento de
condutas inovadoras.
De tudo isso, fica claro que o LAZER
AUTÊNTICO é ativo, ou seja, o ser
humano não é um ser passivo que deixa “passar o tempo” livre, mas empenha-se em
algo que escolhe e lhe dá prazer e o modifica como pessoa.
É bom não reduzir o lazer criativo apenas aos programas com funções
claramente didáticas. Podemos assistir ativamente qualquer tipo de programa quando
somos bons observadores, assumimos atitudes seletivas, somos sensíveis aos estímulos
recebidos e procuramos compreender o que vemos e apreciamos.*
Nosso discurso é dentro do Direito
à Cidade, a partir disto nosso recorte é o Direito ao Lazer na cidade que inclui a apropriação dos espaços
públicos de lazer, a promoção da cultura nos espaços públicos de lazer e a
gestão comunitária dos espaços públicos de lazer.
*Adaptado de FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
-MARIA LUCIA DE ARRUDA ARANHA e MARIA HELENA PIRES MARTINS
-MARIA LUCIA DE ARRUDA ARANHA e MARIA HELENA PIRES MARTINS
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